22 de fevereiro de 2017

A Sinfonia Inacabada de Schubert: qual o mistério?

Retrato de Franz Schubert (1827)
por Anton Depauly, 
anteriormente atribuído a Joseph Mähler
Sinfonia nr. 8 em si menor, D. 759, de Franz Schubert (1797-1828), conhecida como Inacabada, causa uma série de dúvidas ao grande público, além de ter vinculadas a ela algumas lendas que tentam explicar os motivos pelos quais a sinfonia não foi terminada.

A confusão começa com a numeração, pois, apesar de comumente ela ser aceita como a "oitava", alguns preferem chamá-la de "sétima". Isso porque a 7a. de fato (D.729), datada de 1821, existe apenas esquematizada, e só o início do primeiro movimento foi completamente orquestrado. Existem algumas tentativas de finalização desta obra, mas, em geral, ela só é lembrada em termos de numeração. Por isso, os que a consideram como uma obra chamam-na de sétima, e os que não a consideram assim, simplesmente pulam a contagem, e chamam a Inacabada de sétima.

De qualquer modo, a grande polêmica sobre a Inacabada gira em torno dos movimentos que faltam. Teriam sido eles escritos ou não?

Durante muito tempo acreditou-se que o terceiro e o quarto movimentos desta sinfonia haviam se perdido após a morte de Schubert. Mas essa hipótese caiu por terra com o conhecimento do fato de que Schubert chegou a esquematizar o terceiro movimento, um Scherzo, e até mesmo orquestrou alguns compassos dele, mas simplesmente não continuou.

Outra polêmica, então, surgiu: por que Schubert não concluiu a sinfonia? Algumas pessoas já acreditaram na história de que ele não o fez por não ter conseguido criar nada que estivesse à altura dos soberbos dois primeiros movimentos. Entretanto, isso simplesmente não nos soa verossímil, considerando a capacidade técnica e criativa de um compositor do status de Schubert. O que parece mais evidente é que ele simplesmente não se interessou por continuar, voltando suas energias para outros projetos. Na verdade, considera-se grandemente a possibilidade de Schubert ter entendido que sua sinfonia deveria mesmo não ir além dos dois movimentos, e tê-la considerado, posteriormente, acabada daquela forma. Isso faz sentido quando consideramos a seguinte história:

Schubert compôs essa sinfonia em 1822. Em meados do ano seguinte, ele solicitou a seu amigo Anselm Hüttenbrenner que encaminhasse seus manuscritos à Sociedade de Música de Graz, em agradecimento por ter sido por ela eleito como um membro honorário. Entretanto, por motivos desconhecidos, os manuscritos não foram entregues à Sociedade de Música, e desapareceram. Somente em 1865, 37 anos após a morte de Schubert, os manuscritos foram descobertos, e prontamente uma estréia da obra foi organizada e realizada em Viena. Já então começaram as especulações sobre a sinfonia.

De imediato, acreditou-se que o Entreato em si menor da música incidental para Rosamunde teria sido pensado por Schubert como um finale para a sinfonia, e ele foi executado juntamente com ela em sua estréia. Isso, porém, não passa de conjectura.

Os dois movimentos da Sinfonia Inacabada correspondem a uma grande inovação na obra sinfônica de Schubert, com sua extrema expressividade e dimensões alargadas em relação a suas sinfonias anteriores. Isso pode ter soado ao próprio Schubert como um indicativo de que sua obra dificilmente seria executada, o que poderia tê-lo desanimado a concluir os outros dois movimentos. Mas essa é apenas outra hipótese que, apesar de fazer sentido, não tem como ser provada.

Se Schubert desistiu de concluir sua sinfonia, por qualquer motivo, ou se ele de fato considerou-a finalizada com seus dois movimentos, no fim das contas são possibilidades que, provavelmente, nunca serão comprovadas. O fato é que desde sua estréia esta sinfonia rapidamente estabeleceu-se como uma das mais executadas e queridas do grande público.

Existem ao menos duas boas tentativas de completar a sinfonia de Schubert. Uma delas data de 1928, realizada por Frank Merrick, e a outra, mais recente, é a de Brian Newbould. Esta última é baseada em rascunhos de Schubert para o Scherzo, e inclui o Entreato de Rosamunde como finale. Ambas as tentativas, porém, não foram incorporadas aos concertos, permanecendo como curiosidades.

###



Esse texto surgiu há uns 10 anos ou mais, em uma comunidade do falecido Orkut dedicada a Schubert. Em 2008 eu o adaptei e publiquei em um blog meu daqueles tempos, que também foi para o limbo. Considero esse texto como uma boa explanação geral sobre a Inacabada, por isso resolvi republicá-lo neste blog hoje. Espero que gostem, e que seja útil. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário