19 de fevereiro de 2012

A Lira

A origem da idéia (ou necessidade) de fazer soar cordas presas a um ressoador de madeira parece se confundir com a própria idéia (ou necessidade) de "fazer música" com um instrumento.

A lira, que é um dos instrumentos mais antigos produzidos pela engenhosidade humana, acabou por tornar-se um dos grandes símbolos da própria música, e por conexão, da própria poesia. Música e poesia, em essência, são uma única arte lírica, e por imemoráveis tempos foram vistas, entendidas e sentidas como uma entidade única. 

E é por isso que os poetas também cantam, e os músicos também falam.








Banville nos disse:

Nuit d'étoiles, sous te voiles,
sous ta brise et tes perfums,
Triste lyre qui soupire,
je rêve aux amours défunts...

E Bandeira:

...Só tu não vens trazer alívio ao trovador,
Que vai tangendo apaixonado
As cordas da triste lira
Que suspira desmaiando,
Suplicando teu amor. 

E assim são as liras, sempre melancólicas e suspirantes, evocando amores que se foram, ou suplicando por amores que ainda não vieram. E o lirismo que tão comumente fala de amor continuará sendo eternamente a essência da poesia e da música, música que a tudo se refere, sem falar exatamente sobre nada, etérea como é etéreo o soar de uma corda da lira.

Suspira, minha lira, e nos deixemos falar sobre música.





3 comentários:

  1. Ticiano,

    Isso me lembra muito um lied do Schubert em que ele musica uma ode anacreôntica traduzida, chamado justamente de "An di Leier" D. 737. Tenho lá um tumblr pra reunir umas ligações entre arte moderna e referências à Antiguidade clássica, e coloquei esse lied, o libretto e a tradução pra fazer o elo entre Schubert e as odes anacreônticas. Você já deve conhecer, mas não tem como não citá-lo nesse primeiro post: http://graecismus.tumblr.com/post/11582703705/franz-schubert-1797-1828-lied-d-737-an-die.

    Abraços e mais posts!

    ResponderExcluir
  2. Ticiano,

    Felicitações pela página. Gostei muito e vou recomendar aos meus alunos de Musicologia, Historia e Literatura. Certamente voltarei aqui com mais tempo.
    abraços
    Heloísa

    ResponderExcluir
  3. Querida Heloísa, que felicidade e honra em ter sua visita a esse blog ainda sequer começado, apesar de já "velho". Pretendo, em algum momento, voltar a jogar alguns pensamentos por aqui. Muito obrigado!

    ResponderExcluir